terça-feira, 30 de outubro de 2018

A importância da cultura na Educação Infantil

Com o mundo avançado de hoje, torna-se inegável a necessidade de se estudar a relação entre cultura e o ensino de crianças

Brenda Câmara
Brendas.camara@icloud.com
Em:29/10/2018

A cultura pode exercer uma grande influência em diversos aspectos no desenvolvimento infantil. Com a chegada da globalização e o elevado número de nações multiculturais, torna- se inegável estudar a relação entre crianças e a cultura. O conhecimento da cultura pode estar relacionada às atitudes, crenças e práticas compartilhadas por determinado grupo e passadas de gerações a gerações. 
Conhecer outras culturas e costumes não é exclusividade do Dia do Índio e outras datas assinaladas no calendário acadêmico. E como sabemos, as crianças são naturalmente curiosas e como um bônus, possuem uma brilhante capacidade de memorização, resultado de um rápido desenvolvimento cerebral nessa fase da vida. Muitos projetos que lhes introduzam novas lendas, músicas e até mesmo comidas para ‘’brincar’’com o paladar, que muito das vezes promete ser não só educativo, como também fascinante. 

Você deve estar se perguntando: Por que desperdiçar tempo e energia, e se dedicar de uma maneira tão detalhada do que parece ser geografia a turmas de Educação Infantil? 

O objetivo esta em apresentar o diferente, o novo e curioso, e levantar discussões. No Brasil, uma lei federal garante que as culturas indígenas e afro-brasileiras sejam ensinadas - porém, curiosidades vindas do outro lado do globo também são bem vindas. O contato com tradições regionais tem suas importâncias; primeiro, o desenvolvimento de identidade e pertencimento. Uma criança que conhece de onde veio, e como é a sua cultura, cria um senso mais apurado de sua própria história. Isso vale pra tudo, desde vestimentas até comportamento e religião. A lição é valiosa inclusive no combate à homofobia ou racismo, umas vez que a turma aprende desde cedo que não deve rejeitar o que não lhe é familiar aos olhos. E finalmente, o próprio aprendizados será útil nos anos seguintes de sua escolaridade. Não se deve esperar crianças de 5 anos recitando países e suas respectivas capitais e cidades. Embora, elas são capazes de identificar alguns locais no mapa ou lembrarem das cores de certas bandeiras, talvez de suas preferidas ou que vejam com frequência. 

FESTIVAIS


Vamos enxergar horizontes, sem nos prender a hábitos antigos: Festivais famosos, que ocorrem até hoje, são ótimos para despertar o interesse das crianças. Vídeos trazem essas celebrações para ainda mais perto delas. Será que sua turma de Educação Infantil já imaginou uma festa de ano novo no meio do ano, como acontece na China e grande parte da Ásia? E comemorações em que amigos se encontram para jogar tinta colorida uns nos outros, como o Holi, na Índia? São duas das várias possibilidades que abrirão espaço para que as crianças contem sobre as festas das quais participaram, o que celebram e porque. 


MÚSICA E DANÇA


A música é um traço forte da cultura de qualquer país, e capaz de comunicar sentimentos até para quem não compreende uma palavra da letra. As crianças entenderão se tratar de uma história feliz ou triste, de celebração ou perda, apenas pela melodia, ritmo ou a coreografia. Permita que elas copiem os passos, e tentem cantar junto - e, de preferência, encontre traduções caso opte por canções em outras línguas, para contar a elas do que diz respeito. 

BRINCADEIRAS


Crianças do mundo inteiro brincam. O ideal seria usar algumas brincadeiras dentro da sala de aula, brincadeiras em que você pode se inspirar para começar um projeto lúdico entre as crianças. Retomar brincadeiras antigas, conhecidas por seus pais e avós, é outra maneira de fortalecer a cultura e identidade, além de propor um diálogo interessante dentro do ambiente de casa. 

CULINÁRIA

Quais comidas frequentes em nossos pratos são, na verdade, de outros países? 

Há diversos pratos estrangeiros fáceis de serem preparados sem necessidade de muitos eletrodomésticos, o pão sírio, a pizza, o bolinho de arroz japonês, fritada ou até mesmo a famosa salada de frutas. Dentro do nosso Brasil, temos o chimarrão à tapioca, passando pelo pão de queijo e o pinhão. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

As propostas de Bolsonaro e Haddad para o ensino a distância Jair Bolsonaro (PSL) disse ser favorável ao ensino fundamental não presenci...