domingo, 23 de setembro de 2018

 

 Tragédia: Cultura e História virando cinzas no Museu Nacional

Estima-se que mais de 200 milhões de itens tenham sido queimados




Ana Cecília e
Brenda Câmara
Em:10/09/2018
Fonte: g1.com

O trágico incêndio do Museu Nacional, nos causou perdas imensuráveis e irreparáveis, transformando em cinzas um imenso acervo estimado em mais de 20 milhões de itens. Reflexos da situação a qual vivemos hoje. Mais de 200 anos de historia, cultura e ciência virando cinzas. Por pura negligência, consequências de governos corruptos, de tamanho descaso governamental. A cultura, ciência e arte pedem socorro, assim como o nosso museu estava pedindo a tempos. Um triste dia para os amantes da educação, para a nossa própria história e para as futuras gerações que não terão o prazer de ver com seus olhos esse grande tesouro que se foi.

O fogo se deu início logo após o fechamento do Museu para o público, as 19h30 na noite de domingo(2) e foi controlado no fim da madrugada de segunda-feira (3), porém, vestígios de fumaça ainda podiam ser notados pela manha. O chefe do Corpo de Bombeiros declarou não ter feridos e foi possível a retirada de algumas peças. A causa ainda não identificada, será investigada. A Polícia Civil abriu inquérito e repassará o caso para que seja conduzido pela Delegacia de Repressão e Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, que irá apurar se o incêndio foi criminoso ou não. 


Museu Nacional na Quinta da Boa Vista antes do incêndio
g1.com
O despreparo do Estado

A falta de água prejudicou o combate ao incêndio, só quatro horas após o início das chamas, a situação da água foi normalizada. "Dois hidrantes, mais próximos, estavam sem carga (força) e pedimos para a Cedae desviar água para cá. Neste momento, temos a garantia que não faltará água. Há muito material combustível com muita madeira no piso do prédio. Além disso, há muito material inflamável, muito animal com álcool e isso fica muito difícil para nós", explicou o coronel Costa Júnior.
80 bombeiros de 20 quartéis trabalharam na tentava de controlar as chamas. "Neste momento, pelo menos, a fachada não corre o risco. A parede é muito grossa, antiga. Não vejo este risco mas ainda precisamos aguardar. Não controlamos o incêndio ainda", explicou o comandante-geral do Corpo dos Bombeiros.
O Museu Nacional estava em situação irregular, há cerca de 1 mês a organização do Museu entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que teriam conseguido recursos. Eles queriam se regularizar, mas infelizmente não deu tempo. 


Museu Nacional pegando fogo depois de fechar as portas no domingo
g1.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

As propostas de Bolsonaro e Haddad para o ensino a distância Jair Bolsonaro (PSL) disse ser favorável ao ensino fundamental não presenci...